Qual é a origem do slogan “Je me souviens” de Québec?

Foto com a placa de carros de Québec e o slogan "Je me souviens"

Ao chegar na cidade de Quebéc (Quebeque), Canadá, por onde quer que você olhe nas ruas, as placas dos carros matriculados em Québec estão com uma frase: “Je me souviens”, ou, “eu me lembro”, em português. Qual é a origem dessa frase?

Confira a origem da frase “Je me souviens”, slogan da província canadense de língua francesa, Québec.

Confusão

Tal como naquela velha piada judaica, se você perguntar para três québecois (canadenses nascidos na província de Québec) diferentes sobre a origem dessa frase e seu significado, você terá quatro respostas diferentes. Alguns dizem que tem a ver com a batalha nas planícies de Abraão (Bataille des Plaines d’Abraham), em 1759. Outros falam que tem a ver com o plebiscito para a separação de Québec do Canadá, em 1995. Será?

Como nesses dois casos, a maioria das respostas tendem a dizer que o “Je me souviens” é revanchista, tem um sentimento de vingança, raiva, rancor. Rancor dos “ingleses” (ou da parte inglesa), por terem tomado Québec à força dos Franceses. Mas isso é lenda. Essa não é a origem da frase.

A origem e o significado

A origem da frase remonta ao final dos anos 1800 e a construção do Parlamento de Québec (ou Assembleia Nacional de Québec, Assemblée National du Québec). E é lá que encontramos a frase “Je me souviens”, no escudo/brasão da cidade, entalhado acima da porta principal do edifício.

Slogan “Je me souviens” entalhado acima da porta principal do parlamento ou “Assemblée National du Québec”.

O arquiteto da Assembleia Nacional de Québec, Eugène-Étienne Taché, é quem criou a frase e mandou esculpi-la no brasão. Eugène não deixou um documento explicando explicitamente o sentido da frase, o que fez com que, com o passar das décadas, lendas urbanas fossem surgindo.

Eugène-Etienne Taché, arquiteto do parlamento/assemleia nacional de Québec.

No entanto, sabemos que, ao projetar a fachada da Assemleia Nacional, Eugène queria fazer algo parecido ao Panteão de Paris, França. É por isso que a fachada está recheada de estátuas de personagens famosos da história da província. O objetivo da fachada era honrar a memória daqueles que fizeram de Québec o que é hoje. O objetivo era que, quem passasse por lá, se lembrasse de sua história. Daí o porquê do “Je me souviens” – “eu me lembro” da minha história, “eu me lembro” dos que fizeram parte dela.

Fachada do parlamento, com destaque para as várias estátuas e o emblema “Je me Souviens”. Foto tirada em Fevereiro de 2020. Arquivo pessoal.
A fachada da Assembleia Nacional no inverno. Foto tirada em Fevereiro de 2020. Arquivo pessoal.

Uma lenda urbana – lys vs rosa

Nos anos 1970 o sloganJe me souviens” substituiu o slogan turístico “La belle province“, nas placas de carro de Québec. E é aí que mais e mais teorias sobre a origem e o significado da frase foram surgindo.

A neta de Taché publicou uma carta aberta no jornal “Montréal Star” (não existe mais), em 1978, dizendo que “Je me souviens” era na verdade parte de um poema mais longo: “Je me souviens que né sous le lys, je croîs sous la rose” (“eu me lembro que nascido sob a flor de Lys, eu cresço sob a Rosa”). Segundo ela, Taché queria, com essa frase, mostrar a união dos dois povos que transformaram Québec no que é. Isso porquê a Flor de Lys era símbolo da monarquia Francesa, enquanto a rosa era símbolo na monarquia Inglesa.

No entanto, sabe-se hoje que este trecho de poema era, na verdade, um outro slogan, que não tinha a ver com a fachada do parlamento. Era, na verdade, um poema para ser entalhado em uma outra estátua de Taché, estátua essa para a comemoração dos 300 anos da fundação de Québec, em 1908. A estátua acabou não sendo feita e a frase foi parar em moedas comemorativas. Veja a imagem abaixo.

Moedas comemorativas para os 300 anos da fundação de Québec. Na direita, vê-se nas laterais: “Née sous les lis, grandis sous les roses“. A frase original estava no singular mas foi posta no plural na moeda.

Resumindo

Resumindo, a história da frase “Je me souviens” é simples – uma iniciativa individual do arquiteto da Assembleia Nacional de Québec. Ele simplesmente estava convidando a todos que vissem o parlamento a se lembrar de sua história e daqueles que a fizeram.

Bibliografia

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.