Você sabe a diferença entre front-end e back-end?

Quando falamos de desenvolvimento e criação de websites, por exemplo, costuma-se ouvir os termos front-end back-end. Alguns se perguntam: o que esses termos significam? Aí vai um resumo:

Front-end

O que vai na frente. O que você vê em um site/sistema. Ou seja, a parte interativa – visual. Sendo assim, quem trabalha com front-end cuida mais da programação ou estruturação de coisas como HTML, CSS, JavaScript. É claro que nenhuma dessas linguagens são linguagens de programação, sendo elas respectivamente linguagem de marcação, linguagem de estilos e linguagem de script.  Sendo assim, geralmente, quem cuida do front-end é o designerLogo, podemos dizer que quem cuida do JQuery, por exemplo, é quem trabalha no front-end.

Como já dito, tudo isso é o que faz um site ser atrativo ou fácil de usar. Mas o que dá vida mesmo ao site, ou seja, faz ele ser funcionável é a programação – o back-end.

Back-end

Muitos sites, principalmente os estáticos, são criados somente por um desenvolvedor front-end. Sites estáticos não puxam dados do banco de dados, não possuem cadastro ou edição de conteúdo. Logo, não possuem um back-end. O que é então back-end?

Basicamente, back-end trata-se da programação em si. Um programador back-end cuida da programação e, geralmente, integração com o banco de dados de um site ou sistema. Sendo assim, quem cuida do back-end é o programador.

O programador desenvolverá tudo que não é visto pelo usuário final. Mas sem isso, o site não teria as funcionalidades. O programador fará seu código talvez na linguagem PHP, ASP, Java, Python ou qualquer outra.  Ele também pode cuidar do javaScript, por exemplo.

 

Se alguém tinha alguma dúvida, espero ter ajudado. Abaixo seguem minhas fontes para fazer o artigo. Até mais!

FONTES:

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.