História e Arqueologia em Tel Azekah, Israel

Em julho de 2023 trabalhei por duas semanas escavando o sítio arqueológico da antiga cidade de Azeca (Tel Azekah), em Israel. Azekah ficava em um endereço estratégico na antiguidade e foi o palco de várias batalhas ao longo do tempo.

O Sítio Arqueológico de Tel Azekah talvez seja mais conhecido por causa do registro bíblico de 1 Samuel 17, que diz, em partes:

E os filisteus reuniram as suas tropas para a guerra. Eles se reuniram em Socó, que pertence a Judá, e acamparam entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.

1 Samuel 17:1

No desenrolar do conflito, Davi, que mais tarde se tornaria o segundo Rei de Israel, derrota o filisteu Golias. Além disso, Azeca aparece na história em vários outros momentos. Foi peça chave na defesa do território do Reino de Judá de duas tribos. Mas sucumbiu diversas vezes. Foi destruída pelos persas e pelos babilônios mas foi repovoada nos tempos de Esdras e Neemias.

Quer saber mais sobre a história de Tel Azekah? Confira o vídeo abaixo que gravei em Tel Azekah e confira entrevistas inéditas feitas com célebres estudiosos no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.