Brasil terá déficit de 76 mil profissionais da área de tecnologia

Quando acordei, abri a smart case do iPad, acessei o site da UOL, verifiquei uma notícia da Folha de São Paulo um tanto que interessante. Faz um tempo, já ouvira muitas notícias sobre a falta de profissionais na minha área (Tecnologia da Informação). Hoje percebi que nada mudou. Continua faltando profissionais, de preferência qualificados, na área de TI. A notícia que trago o recorte, publicada pela Folha de São Paulo tem como título

Brasil terá déficit de 76 mil profissionais de tecnologia neste ano, diz estudo

Essa notícia foi publicada hoje, 15/03/2013. Segue a notícia e mais abaixo você verá o link da matéria como referência.

“O Brasil terá 76 mil profissionais a menos do que o necessário no mercado de tecnologia neste ano, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria IDC. Serão mais de 276 mil vagas para quase 200 mil especialistas.

O levantamento, encomendado pela empresa Cisco, analisou a disponibilidade de profissionais capacitados em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) entre os anos 2011 e 2015, em oito países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Venezuela.

De acordo com o levantamento, o Brasil é o segundo país com dificuldades para encontrar candidatos, atrás do México. “Isso ocorre porque com a disponibilidade insuficiente de profissionais capacitados no mercado fica mais caro contratar e empregar profissionais de rede qualificados”, diz a Cisco.

E o cenário de falta de mão de obra se intensifica no país. Em 2011, quase 40 mil vagas na área não foram preenchidas –o segmento com mais carência foi o de telefonia IP e sem fio, com lacuna de mais de 23 mil profissionais. Já em 2015, haverá cerca de 363 mil vagas, com 117 mil postos não ocupados. Em toda a América Latina, a lacuna será de 296 mil trabalhadores.

De acordo com Giuseppe Marrara, diretor de relações governamentais da Cisco do Brasil, o cenário precisa ser alterado. “A falta de mão de obra qualificada ainda é um fator preocupante para atender a essa demanda”, afirma.

Fonte:

Site do Jornal A Folha de São Paulo. Acesso em 15/03/2013. Disponível em: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1246205-brasil-tera-deficit-de-76-mil-profissionais-de-tecnologia-neste-ano-diz-estudo.shtml

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.