É amantes da Apple, foi anunciado oficialmente ontem, dia 14/02/2013, pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que, pelo registro feito pela Gradiente da marca iPhone em 2000, o direito de uso da marca iPhone e iphone é exclusivo
da Gradiente Brasil. Esta medida aplica-se somente no Brasil, uma vez que fora registrada a marca no órgão nacionalantes comentado. Situações similares ocorreram também no México e nos Estados Unidos da América onde, também em 2000, a CISCO registrou a marca iPhone. Porém, nos Estados Unidos, a Apple entrou em um acordo amistoso com a CISCO.
A situação, porém, é um pouco diferente aqui. A Apple continua lutando pelo direito da marca aqui. Seus advogados alegam que, durante mais de 5 anos a marca iPhone nunca foi utilizada aqui, estando caducada. A Gradiente se apressou e, ano passado, lançou o Gradiente iphone, o qual chega a custar a casa dos R$ 500,00, segundo o que encontrei em algumas lojas online.
Segundo noticiado pelo portal Terra,
“a decisão não tira da Apple o direito de comercializar seus aparelhos no Brasil com o nome iPhone, “porque o INPInão tem interferência na comercialização”, mas concede à brasileira Gradiente a possibilidade de exigir esta exclusividade na justiça, disse o Instituto.”
Fontes: Antena 1; Portal Terra (http://tecnologia.terra.com.br/celular/marca-iphone-e-oficialmente-da-gradiente-no-brasil-apple-recorre,e13f383d77fcc310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html). Acesso em 15/02/2013.