Não sou muito fã da Microsoft – isso que cresci com o Windows. Talvez por isso que não seja fã. Mas ultimamente a Microsoft tem me surpreendido positivamente. A razão? Desenvolvimento de bons aplicativos e softwares em geral, além de um grande avanço com o Windows 8. Mas vamos ao que interessa, o Microsoft OneNote.
Já fiz um post aqui sobre um excelente aplicativo e software para fazer anotações diversas – o EverNote. Para quem não sabe, o EverNote permite fazer anotações, comentários, gravação de áudio e anexo de arquivos ou imagens. O objetivo é que você tenha um bloco de anotações ou um caderno, porém digital. É excelente para fazer anotações em palestras, aulas ou mesmo anotar lembretes ou ideias. Além do mais, permite a sincronização com o servidor, o que lhe disponibiliza o acesso as suas notas de qualquer lugar com acesos a internet.
Mas vamos ao que interessa – o Microsoft OneNote. São raras as vezes que a Microsoft faz algo gratuito e que seja bom. Mas o OneNote é gratuito e é bom. Diria eu, muito bom. Para ser sincero, na faculdade, deixei de usar o EverNote e comecei a usar o OneNote. Abaixo explico as razões do porquê da troca.
É interessante que o Microsoft OneNote está disponível para tudo: Windows 8, Windows Phone, Android, iOS e MacOSX!!! Ou seja – em qualquer lugar com internet você consegue acessar suas notas – nem que seja pelo browser.
Se desejar fazer o download do Aplicativo para plataformas Apple, clique em um dos botões abaixo:
iPhone (iOS):
iPad (iOS):
MacOSX:
Pontos positivos
- Criação de vários blocos de anotações;
- Criação de sessões para cada bloco de anotações;
- Adição de páginas as sessões;
- Formatação estilo Word para seu bloco de anotações;
- Inserção de tabelas, imagens e mais alguns itens nas notas;
- Sincronização automática com sua conta;
- Rapidez;
- Praticidade;
- Usabilidade;
- Intuitivo;
Pontos negativos
- Impossibilidade de anexar arquivos de áudio;
- Impossibilidade de gravar áudios;
- Falha ao configurar o corretor de texto como português (no aplicativo para MacOSX e iOS). O texto sempre acaba voltando para o corretor em inglês.
Como falei, o sistema é muito bom, embora ainda com algumas falhas. Mas é mais simples de usar que o EverNote, o que conta como positivo para ele. Enfim, recomendo ele. Não houve até agora nenhum problema com sincronização, o que ocorria de modo recorrente com o EverNote. Por isso, minha nota é: