Características de um bom líder

Estou escrevendo este post na aula de Empreendedorismo na faculdade. Ai de mim se minha professora ver!

Bem, hoje na aula estamos discutindo sobre liderança. O que é liderança e o que faz um líder? Quais os tipos de liderança que temos? Seguem algumas anotações minhas da aula de hoje.

________________________

A liderança

Em geral, a liderança traz liberdade. Além da liberdade, responsabilidade. A liderança é, em geral, feita por escolhas, não por obrigações. Em geral, há sempre opções. O líder tem de saber qual usar.

O líder tem de criar pessoas dependentes mas que ao mesmo tempo tem de poder trabalhar sozinhas. A liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum.”

O líder tem a responsabilidade de motivar, fazer com que seus subordinados tenham paixão pelo trabalho. Há duas formas de ser um líder: pelo poder ou pela autoridade. Os dois são meios de influência. A influência se refere a qualquer comportamento da parte de um indivíduo que altera os comportamentos, atitudes e sentimentos do outro indivíduo. Ela se dá através de sanções, recompensas, persuasão, etc.

  • Autoridade. A habilidade de levar as pessoas a fazecrem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. Diz respeito a quem você é como pessoa, seu caráter e à influência que você exerce sobre as pessoas;
  • Poder. A faculdade de forçar, coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. O poder pode ser dado e tomado de volta.

 

É isso aí pessoal. Postei porque achei interessante.

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.