Computadores Apple são invadidos: culpa é do Java

Usuários Mac, como eu, gostam de falar de boca cheia que seus macs são menos suscetíveis a vírus que os PC’s com o popular Windows. Hoje, porém, a Apple anunciou o improvável – seus computadores foram invadidos. Mas antes que um inimigo da Apple (ainda acho que a maioria dos que falam mal da Apple são porque não tem um) comecem a falar mal dos fanboys Apple, conheçam corretamente os fatos.

Culpa é do Java

Se você verificar um anterior post meu a respeito da invasão do Facebook, perceberá que os super protegidos computadores do Facebook e seus super hackers não foram palios para uma invasão. O motivo? Acessaram um site para desenvolvedores mobile que continham um vírus. Na realidade, o problema é semelhante ao acontecido com a Apple. Este vírus/worm explorava uma vulnerabilidade no Java. Para quem não sabe, o Java era da Sun e hoje da Oracle. Windows, Mac e até mesmo distribuições Linux utilizam o Java. Assim sendo, o problema não é no código fonte do sistema operacional da Apple mas sim no Java. Se recordarem, há algumas semanas atrás fora emitido um alerta para não ser feito uma atualização do Java que contava com gravíssimos erros de segurança.

Tendo tomado nota do problema, a Apple se apressou a corrigir o problema. Enquanto estava escrevendo o artigo, fora lançada uma correção para que essa falha no Java não interfira na segurança dos usuários Mac. Segundo noticiado pelo portal TecMundo, “O update remove o Java de todos os navegadores instalados, assim como o aplicativo Java Preferences, que a empresa julga não ser mais necessário para configurar o plugin.” É,…. a Apple se meche rapidinho, mesmo a culpa não sendo dela.

Aos que acham que estou super-protegendo a Apple, vejam as notícias completas das quais baseei meu post.

Fontes:

  • Tec Mundo. Computadores da Apple foram atacados por hacker. Disponível em: http://tecmundo.com.br/apple/36751-computadores-da-apple-foram-atacados-por-hackers.htm. Acesso em 19/02/2013.
  • Tec Mundo. Apple libera update do Java para eliminar Malware. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/apple/36764-apple-libera-update-do-java-para-eliminar-malware.htm. Acesso em 19/02/2013.

Seus comentários são muito apreciados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.