eTeacher vs CPAJ (Mackenzie): comparação de cursos de grego koiné online

Qual é o melhor curso online de grego bíblico? O curso da eTeacher (Israel Institute of Biblical Studies) é bom? O curso de grego do CPAJ (Mackenzie) é bom?

Neste post farei uma comparação entre dois cursos pagos, em português, e que oferecem certificado, de Grego Koiné (bíblico) 100% online. A comparação será entre duas instituições nas quais fiz o curso: Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (curso creditado pelo Mackenzie) e, a mais famosa, eTeacher & Instituto Israel de Estudos Bíblicos (curso creditado pela Universidade Hebraica de Jerusalém).

Nesta comparação, os seguintes pontos serão analisados: didática, conteúdo, requisitos de inscrição, duração, método de ensino e preço. Também fiz um vídeo com essas informações.

Qual é o melhor curso de Grego Bíblico?

Processo de inscrição

O processo de inscrição de ambos os cursos é 100% online. No eTeacher você irá preencher um formulário no site e um vendedor entrará em contato com você por telefone. É nessa ligação que você saberá o preço, condições de pagamento, duração e que você poderá combinar o horário da aula e/ou turma em qual você será matriculado.

No eTeacher a inscrição feita em qualquer época do ano e novas turmas em português não costumam tardar para ser abertas – talvez a cada 3 meses. Para o curso de Grego A não é necessário nenhum conhecimento anterior. Ao receber a certificação, o certificado é creditado pela Universidade Hebraica de Jerusalém, valendo 3 créditos acadêmicos na mesma.

Já no CPAJ, embora a inscrição se dê também através de um formulário no site, pelo menos no meu caso, o resto da comunicação e acerto se deu através de e-mail. Eles possuem 4 módulos disponíveis, mas você tem que cursar cada um dos módulos consecutivamente. Isso quer dizer que o início das aulas sempre será no final de Fevereiro, início de Março.

O curso do CPAJ é um “Curso Livre” e somente quem já possui uma graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), em qualquer área do conhecimento, pode fazer esse curso, diferentemente da eTeacher, que qualquer um pode fazer. Por ser um curso mais formal, por assim dizer, a certificação só ocorre após a finalização de todos os 4 módulos do curso, obtendo nota mínima de 7.

Metodologia

As aulas no CPAJ (do Mackenzie) são gravadas. Não há aulas ao vivo. Todas as lições são postadas na plataforma Moodle, geralmente sendo liberadas a cada semana. Cada lição possui geralmente mais de 2 vídeos explicativos. Esses vídeos gravados não são feitos pelo mesmo professor que será seu tutor no curso. São vídeos bem antigos e sem boa produção, mas bem explicativos.

No CPAJ, seu professor na realidade será um tutor. Ele não gravará nenhum dos vídeos, exceto se a turma persistir com uma dúvida e ele achar prudente gravar um vídeo explicativo. A função dele é preparar as aulas e esclarecer quaisquer dúvidas que a turma tenha através dos fóruns. Em cada lição haverá também um ou mais PDF’s com um resumo gramatical e também vários exercícios para serem feitos e enviados para correção.

A compra de material não é necessária. Todo o material que você irá precisar será fornecido. No entanto, o curso é baseado em dois livros: Fundamentos de Grego Bíblico e Noções de Grego Bíblico. Se puder, indico a comprar. São livros excelentes e lhe ajudarão com quaisquer dúvidas.

Dois Livros de Grego: Fundamentos de Grego Bíblico e Noções do Grego Bíblico

Para cada módulo, que dura aproximadamente 2 meses, são aplicadas duas provas. Além das provas, no final do módulo, um questionário de auto-avaliação será aplicado para saber sobre o seu comprometimento com o estudo da língua. Lembrando que só quem possuir nota superior a 7 poderá avançar para o próximo módulo.

Já no eTeacher, as aulas são 100% ao vivo e tem duração de 55 minutos por semana. É usada a plataforma WebEx para as aulas. No caso do curso de grego, embora o site diga que são 2 horas de estudos por semana, o eTeacher só te oferece 55 minutos! Diferentemente do curso de Hebraico deles, não há uma aula adicional para tirar dúvidas ou para falar sobre o texto grego (senti falta disso).

O eTeacher possui também um painel de aluno. Esse painel, porém, é bem atrasado (eles não mudam o mesmo há pelo menos 10 anos!). A iteração nos fóruns é baixa e também não é nada fácil ou intuitivo. Sinceramente, o painel de alunos deles é muito ruim e só serve para acessar a aula e ver as gravações das aulas anteriores.

Não é necessário comprar nenhum material. No entanto, no momento da compra do curso, será oferecido um livro. O envio do livro é caro. Porém, você terá acesso à versão digital do livro, em PDF, gratuitamente. O livro contém um resumo do conteúdo abordado em cada aula e exercícios. Contudo, os exercícios nunca são corrigidos em aula – para corrigi-los você deverá usar a folha de correção que existe após cada lição.

Dúvidas podem ser resolvidas por e-mail ou no início das aulas. Não há exercícios obrigatórios. Também não há nenhuma prova. Qualquer um que tenha assistido a maioria das aulas (mesmo sem ter participado), recebe o certificado. O foco do curso da eTeacher é na leitura e na gramática.

Outra diferença entre os dois: o curso do Mackenzie (CPAJ) irá focar somente no texto do Novo Testamento. Já o do eTeacher irá abordar tanto o texto grego da Septuaginta (Antigo Testamento) quanto o do Novo Testamento.

Conteúdo e Duração

O eTeacher oferece dois cursos de grego: Grego A e Grego B. A duração de cada curso é de 9 meses. Eu cursei o Grego A na eTeacher.

Já o Mackenzie (CPAJ) oferece 4 módulos de grego, cada um com duração de 2 meses. Eu fiz, até agora, os módulos I e II e aprendi exatamente o mesmo conteúdo em 4 meses, com esses dois módulos, que o curso de 9 meses da eTeacher. Eu diria que, no CPAJ, o curso é mais intensivo. Eu estudava de 3 a 4 horas (às vezes bem mais) por semana para vencer o conteúdo e exercícios do curso da CPAJ. Sendo assim, para ganhar o certificado de Grego Koiné no CPAJ, você terá que estudar todos os 4 módulos, o que dá 8 meses de estudo:

  • Módulo I: final de Fevereiro – Abril;
  • Módulo II: Maio e Junho;
  • Férias: Julho;
  • Módulo III: Agosto e Setembro;
  • Módulo IV: Outubro e Novembro.

O conteúdo de ambos as instituições será (comparando o Grego A da eTeacher com os dois primeiros módulos do CPAJ):

  • Transliteração e Leitura (a Leitura só é praticada na eTeacher);
  • Substantivos da Primeira, Segunda e Terceira Declinação;
  • Verbos e Tempos Verbais;
  • Voz Ativa;
  • Voz Passiva e Média (somente CPAJ);
  • Pronomes;
  • Adjetivos;
  • Preposições;
  • Aoristo (somente CPAJ).

Didática

As aulas gravadas pelo CPAJ não são uma produção profissional. No entanto, conforme já dito, a didática é boa. O professor das aulas gravadas usa de músicas e outros artifícios para te ajudar a decorar alguns preceitos e regras gramaticais. Além disso, seu tutor também estará disponível para tirar dúvidas quando necessário.

No eTeacher tudo vai depender… Depende muito do(a) professor(a) que você irá pegar. No início do meu curso eu estava matriculado em uma turma em inglês. Minha professora era grega! Ela tinha muitas graduações e era professora universitária. No entanto, a didática dela, pelo menos em nossas aulas, deixava MUITO a desejar. Ela corria com as lições e não fazia os exercícios conosco… na verdade ela dava as respostas e não tentava nos ajudar a encontrá-las. NO ENTANTO, ela focava bastante na leitura e nisso ficamos bons, embora tenhamos aprendido a ler como se lê em grego moderno, não a pronúncia Erasmiana. Como resultado, a turma que possuía inicialmente umas 9 ou 10 pessoas caiu para somente uma outra aluna e eu. Liguei para a eTeacher reclamando e me colocaram com uma turma em Português com outra professora.

A outra professora, brasileira, tinha uma didática muito boa e também era formada na área. Consegui aprender mais. Ela fazia os exercícios mas, por outro lado, por divagar muito com outros alunos, não tínhamos muito tempo de praticar a leitura que, agora, deveria ser feita utilizando a pronúncia Erasmiana. Ela também tinha vários problemas com sua conexão com a internet, o que dificultava o aprendizado em algumas aulas.

Preço

Preço das Aulas na eTeacher e no CPAJ

Como você pode perceber na imagem acima, o curso da eTeacher é muito mais caro que o do Mackenzie (CPAJ). Na minha opinião, o custo vs benefício é favorável ao Mackenzie. Lembrando que pode negociar o valor com a eTeacher e parcelar. No meu caso, disseram que chegaram a esse preço porquê eu era ex-aluno (havia feito cursos de Hebraico e de Inglês com eles há anos atrás)… Mas vai saber…

Resumindo

Quer ler bem em grego? Faça o curso da eTeacher. Quer entender o que você está lendo e saber como traduzir? O caminho é o curso do Mackenzie. É muito mais barato e, com um pouco de dedicação, você aprenderá mais.

Gostou desse review? Deixe seu comentário, quer aqui quer no vídeo do Youtube. Me ajude curtindo o vídeo e se inscrevendo no canal, se desejar. Até o próximo artigo!

Seus comentários são muito apreciados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.