Alguns custam a entender…

Programadores são muitas vezes confundidos com outros profissionais da informática. Tirinha retirada do site Vida de Programador. Disponível em: http://vidadeprogramador.com.br/2011/02/28/voce-e-programador/
Programadores são muitas vezes confundidos com outros profissionais da informática. Tirinha retirada do site Vida de Programador. Disponível no seguinte link. Acesso em 17/02/2013.

Leia com atenção a tirinha ao lado publicada no site Vida de Programador. Se tu és programador, quase com 100% de certeza tu já passastes por isso e entendes bem a situação. Agora, se tu és usuário, …., continue lendo este post para entender a tirinha.

Por vezes fico indignado com a situação retratada na tirinha. Isso acontece muito comigo. Não raro, depois de saberem da minha formação na área da programação as pessoas me perguntam se eu poderia arrumar seu computador, impressora, gadget, etc. A maioria dos usuários não tem na mente a diferença entre um Técnico em Informática especializado em manutenção de hardwaresoftware de um Técnico em Informática especializado em Desenvolvimento de Sistemas (aplica-se também ao pessoal da Ciência da Computação e demais cursos superiores em Tecnologia em TI ou seja, Tecnólogos). Porém, eles tem esta diferenciação entre um Doutor formado em Odontologia e um Doutor formado em Medicina ou mesmo Veterinária. Por que não conhecer a diferença na área de TI?

Bem, para os usuários saberem, um programador, de modo específico, programa. Isso quer dizer que a tarefa dele, essencialmente,  não é consertar coisas, mas sim solucionar problemas de outro tipo – criando facilidades em termos de software para os usuários em geral. Não estou dizendo aqui que um programador não saiba consertar um computador, por exemplo. Na realidade, muitos sabem. Mas esse não é o seu trabalho. Este é o trabalho do técnico em TI responsável pela manutenção de hardware. Embora não seja o termo correto, em alguns lugares estes últimos são chamados de CPD’s.*

Portanto, caro usuário, ao saber que seu amigo ou conhecido é um programador, não julgue que ele saberá resolver todos os seus problemas. Ele constrói coisas, cria coisas. Quem conserta coisas é o outro profissional. A função primária do programador é programar e, talvez, consertar/corrigir o programa que ele mesmo fez. Assim como você não chamará o Médico dentista para uma dor no joelho, não chame um programador para consertar seu computador.

 

 

_____

*O termo CPD não é o mais correto porque este termo significa Centro de Processamento de Dados. Este é o local onde se armazenam os dados de uma organização, em geral em um servidor.

1 comentário

Seus comentários são muito apreciados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.