7 Dicas para a Entrevista de Trabalho para Québec

7 Dicas para a Entrevista de Trabalho para Québec

Seu currículo foi selecionado e você será entrevistado para uma vaga na província de Québec? Se liga nessas 7 dicas que eu vou dar!

DICA N˚ 1: Na entrevista, cumprimente e use todo o francês que você tiver. Mesmo que saiba inglês e só possa continuar o restante da entrevista em inglês, use todo o francês que você sabe. Dê preferência para o francês. Quando verem que você se esforçou para falar o idioma da província, você vai ganhar alguns pontinhos com os entrevistadores. Se você estiver fazendo um curso de francês, fale isso para o entrevistador e não tenha medo de errar na hora de pronunciar as palavras.

DICA N˚ 2: Conheça mais sobre a empresa que lhe chamou para a entrevista. Acesse o site deles, veja os comentários de quem trabalhou lá no Glassdoor e outras ferramentas. Lá é possível ver até mesmo como são feitas as entrevistas nessa empresa. Comente sobre esses pontos durante sua entrevista.

DICA N˚ 3: Mostre que você é adaptável a qualquer situação. Se você não se lembrar de uma palavra em francês, use em inglês. Fale de situações em seus trabalhos anteriores que mostraram o quanto você conseguiu se adaptar e vencer certos desafios. Dê exemplos práticos.

DICA N˚ 4: Mostre que vir para Québec é um projeto bem planejado. Isso é importante porque um medo que as empresas podem ter é contratá-lo e você não se acostumar com o país por causa do clima, língua ou cultura e acabar voltando para o seu país natal. Fale um pouco do seu projeto e como você e sua família tem se preparado para isso. Além disso, assegure seu entrevistador que você pretende ficar por um bom tempo na empresa – ninguém gosta de saber que está sendo usado como um simples trampolim para entrar no Canadá.

DICA N˚ 5: Fale sobre o que você conhece do Québec, do Canadá e da cultura. Estude a cultura. Veja vídeos sobre a história da província, leia notícias, etc. Use alguns desses conhecimentos durante a entrevista. Assim eles verão que Québec é algo sério para você. O Québec em Foco já tem vários vídeos sobre isso. Acesse a playlist aqui.

DICA N˚ 6: Tente utilizar expressões idiomáticas do Francês do Québec para mostrar que você realmente está aprendendo da língua e cultura: “Chuis” para “Je suis” e falar que você sabe que “en Québec il fait frette” são boas maneiras de criar um clima descontraído na entrevista.

DICA N˚ 7: Venda seu peixe, mas não se preocupe tanto em mostrar todas suas habilidades técnicas. Isso é importante, mas não deixe de demonstrar suas habilidades humanas como adaptabilidade, gentileza e respeito. Eles estão buscando pessoas que vão se encaixar bem na empresa e que sabem conviver com todo tipo de pessoas e culturas. É provável que, após ser selecionado, você passe por uma segunda entrevista, mais técnica.

Espero que dê tudo certo com sua entrevista! Ah, e se não der nesse ano, haverá outras oportunidades. Comigo foi assim. Não desanimem e continuem se preparando.

Seus comentários são muito apreciados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.